logo RCN

Mostra das Profissões de Joinville guia estudantes do ensino médio na escolha universitária

  • Foto: Divulgação - Mais de 2.000 alunos participaram da Mostra das Profissões

Mostra das Profissões de Joinville auxilia estudantes do Terceirão a definir curso de graduação

Alunos do Terceirão das escolas de Joinville tiveram uma grande oportunidade nesta quinta (17) e sexta-feira (18) com relação aos seus futuros profissionais. Para ajudar nesta escolha, a Mostra das Profissões reuniu nestes dois dias milhares de alunos interessados em obter mais informações sobre os 11 cursos de graduação oferecidos pela Faculdade IELUSC.

Logo na abertura dos trabalhos, os alunos estavam ansiosos para conhecer um dos campi, localizado no bairro Saguaçu. O outro campus situa-se na região Central da maior cidade de Santa Catarina, chamado de Unidade Centro, oferecendo cursos no período noturno.

Um dos participantes, o ex-jogador de futebol, José Augusto Selhorst, de 22 anos, foi incentivado pela sua irmã Beatriz a vir à Mostra das Profissões. Ele está interessado em cursar Educação Física, por sempre estar ligado à atividade física. “A estrutura do local me chamou bastante a atenção. Fiquei muito atento a todos os detalhes e achei super interessante tudo que vi. Em 2024, quero estar aqui também”, destaca o jovem. Quando ele fala “também” refere-se a sua irmã que atualmente frequenta a 4ª fase do curso de Enfermagem no IELUSC. “Eu sou suspeita de falar. Adoro tudo aqui na faculdade, por isso, trouxe meu irmão como forma de incentivá-lo a iniciar a graduação aqui”, expõe Beatriz.

Bombeira voluntária há dois anos, Kauane Dias, de 17 anos, fez questão de participar da Mostra das Profissões. Ela pretende cursar Técnico em Enfermagem e, futuramente, Medicina. Também está no foco da jovem formar-se como bombeira civil. “Não conhecia toda a imensa estrutura que o IELUSC possui. Adorei a forma como me acolheram aqui no dia de hoje. Meus pais estão me incentivando bastante e isso para mim é muito importante”, revela a aluna da Escola Paulo Medeiros.

No primeiro semestre deste ano, a Faculdade IELUSC conquistou o Conceito Máximo (Nota 5) concedido pelo Ministério da Educação (MEC) após avaliar vários itens como ensino e pesquisa, inovação, extensão, corpo docente, gestão institucional, incluindo o planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas. A instituição também é uma das mais requisitadas da região Norte catarinense, por ministrar aulas 100% presenciais. Atualmente, a instituição possui 1.200 acadêmicos nos dois campi de Joinville.

Numa rodinha de conversas, quatro estudantes descansavam entre uma visita e outra. As amigas frequentam o Curso Técnico em Contabilidade no CEDUP de Joinville e estão bem satisfeitas com o que viram na Faculdade IELUSC.

Maria Julia Velho, de 18 anos, comenta que as visitas aos diversos cursos foram ótimas. “Aqui, pude ter visões diferentes e analisar entre o prático e o teórico dos cursos. Estou pensando em cursar Relações Internacionais”, informa. Ao seu lado estava a Marcely Borges, de 18 anos, que ficou admirada com o leque de opções para ingressar na faculdade, entre eles o ENEM, ProUni, FIES, etc. Outro fato interessante são as oportunidades de estágio que estão disponíveis para os acadêmicos”, informa ela.

Já a terceira jovem é Gabriela de Andrade, de 18 anos de idade, que garantiu que já escolheu o curso que vai fazer no ano que vem: psicologia. Focando neste mesmo objetivo está Ana Carolina Michels, com 17 anos, que pretende estudar mais profundamente o comportamento humano.

Quem também não perdeu a oportunidade de participar do evento foram os amigos Luis Arturo e Wilimar Realize. Ambos são da Venezuela. Ele está no Brasil há quatro anos, sendo um deles em Joinville. Wilimar recém-chegada do país vizinho está em solo brasileiro há apenas cinco meses, trazendo na bagagem muita vontade de estudar e fazer novas amizades. Ela planeja cursar psicologia para compreender ainda mais as pessoas e seus comportamentos.

Ao final dos dois dias do evento, o diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Aires, avalia a Mostra das Profissões, em sua 13ª edição, com muito entusiasmo. Segundo ele, atendeu todas as expectativas, contabilizando a visita de mais de 2.000 estudantes. “Neste período de escolha da carreira, os jovens têm muitas dúvidas sobre qual faculdade estudar e qual curso escolher. O evento teve este papel: auxiliar os estudantes na compreensão de determinadas profissões e oportunizar que eles conheçam nossa instituição, os espaços e suas potencialidades. Sem dúvidas, foram momentos muito bem proveitosos. Quero agradecer a dedicação de professores, funcionários e monitores da Faculdade IELUSC que se empenharam para o grande sucesso do evento, Mais uma vez, muito obrigado”, comemora o diretor da Faculdade IELUSC, Paulo Aires.

Mais de 2.000 alunos participaram da Mostra das ProfissõesFoto: Divulgação

Filme produzido por cineasta Yanomami é premiado no Festival de Gramado Anterior

Filme produzido por cineasta Yanomami é premiado no Festival de Gramado

Legado de pontaria: Joinville comemora 76 anos da tradicional entidade de tiro ao alvo Próximo

Legado de pontaria: Joinville comemora 76 anos da tradicional entidade de tiro ao alvo

Deixe seu comentário